Série “Lideranças” – Renata C. Campos Gonçalves
Para dar sequência ao ciclo de postagens em que apresentamos nossas lideranças, hoje entrevistamos a nutricionista e professora Renata Cristina Campos Gonçalves. Há 19 anos conosco, Renata é Coordenadora do GANEP Educação. Sua atuação tem grande importância para termos uma grade de cursos e processos pedagógicos sempre à frente do mercado. Vamos conhecê-la?
– Você está há 19 anos na equipe do Ganep. Como a sua história com a empresa começou?
Eu comecei no Ganep em 2002 para fazer o curso de Especialização em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica, tão logo me formei. Tive a oportunidade de fazer o trabalho de campo no Hospital da Beneficência Portuguesa sob a orientação do Dr. Dan e da Dra. Lourdes. Simplemente, me apaixonei pela nutrição clínica. Em seguida, fiz o curso teórico-prático de 3 meses onde vivenciei a prática do grupo no mesmo hospital. Nesse mesmo ano, tive um convite voltar a Minas Gerais para dar aula em uma faculdade de nutrição, mas a prática de nutrição clínica no ambiente hospitalar me encantava e acabei sendo convidada para ficar no Ganep também. E agora? Marquei uma conversa com o Dr. Dan e ele me aconselhou a seguir com as duas oportunidades ao mesmo tempo. E, assim, segui por 2 anos. Trabalhando no Ganep de segunda a quinta-feira e, às sextas, em Minas Gerais. Até que resolvi ficar mesmo em São Paulo, e trabalhar apenas no Ganep. Foi muito importante para mim a conversa e o aconselhamento do Dr Dan. Lembro-me até hoje das palavras dele “Faça as duas coisas, queremos você aqui conosco e capacitada não só na prática, mas também para dar aulas em nossos cursos”.
– Hoje em dia, não é tão comum vermos pessoas há tanto tempo trabalhando na mesma empresa. Como se reinventar e se manter motivada?
Aqui no Ganep nós somos estimulados o tempo todo a não ficar na zona de conforto. Sempre temos desafios novos, oportunidades novas. E isso tem me motivado ao longo dos anos a permanecer aqui. Há muitos anos participo de reuniões com a diretoria e conseguimos sempre ser ouvidos e participar de decisões estratégicas da empresa. Fora que considero o grupo uma grande família e é um lugar onde me sinto sempre muito bem.
– O Ganep Educação foi um dos pioneiros no ensino EAD. Como foi esse processo?
No ano de 2009, veio a ideia de fazer cursos a distância e tivemos um treinamento com uma pedagoga, especialista em EAD, para nos preparar para esse novo formato. Foram treinados professores e tutores, além da definição da plataforma que seria nosso ambiente virtual de aprendizagem e equipe de gravação e edição de vídeos.
Começamos com um curso de atualização naquele ano e fomos crescendo e investindo mais a cada ano, o que nos deu a oportunidade de montar nosso primeiro curso de especialização a distância no ano de 2012.
Hoje, temos mais de 60 cursos de atualização a distância, além de cursos de especialização de360 horas a distância e híbridos.
– Atualmente, o Ganep Educação oferece mais de 60 cursos (entre presencial, semipresencial e EAD). Como são feitas as escolhas dos cursos e como você se mantém atualizada?
A escolha dos cursos é baseada em tendências do mercado e também em pesquisas de opinião junto aos seguidores de nossas redes sociais. Participamos de congressos e cursos da área de nutrição e educação.
– Ao longo desse tempo, você acompanhou diversas mudanças na maneira de ensinar, de transmitir o conhecimento. O que esperar dos próximos anos?
Sempre vamos observando as tendências em educação e nutrição. Passamos do modelo de aula puramente expositiva para a discussão de casos e situações-problema com metodologia PBL. No ano de 2021, incluímos em nosso quadro de colaboradores uma design instrucional e, com ela, os cursos a distância estão ficando mais dinâmicos, gamificados e interativos!
A tendência atual pós-pandemia é que tenhamos mais cursos no formato híbrido e com aumento na demanda de cursos EAD.